A cada 37 segundos uma pessoa morre de trombose no mundo. Esse número alarmante foi apontado pela International Society on Thrombosis and Haemostasis em sua última campanha mundial de combate à doença.
A Trombose Venosa Profunda (TVP), condição conhecida popularmente apenas por trombose, é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias, geralmente nas pernas.
Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue. A trombose venosa profunda apresenta alguns sintomas que podem ser detectados de acordo com a profundidade do coágulo. Alguns deles são o inchaço, dor, calor , cianose e vermelhidão.
É importante dizer que longas viagens aumentam sim o risco da doença. Quando uma pessoa permanece muito tempo com as pernas para baixo e paradas, o sangue que chega até os pés, bombeado pelo coração, encontra um obstáculo para retornar, o que predispõe o risco de formação de trombos.
É um mito a história de que não existe tratamento e que não há como prevenir. A melhor forma de prevenção é por meio de exames e o uso de meias elásticas, pois elas estimulam o bombeamento do sangue mesmo em períodos em que a pessoa está sentada. Hábitos saudáveis como a prática de atividade física, não fumar e ter uma alimentação equilibrada também ajudam na prevenção.
Outra dúvida muito comum nos consultórios é se as varizes podem levar ao surgimento de trombose. Isso é verdade. Em alguns casos as varizes podem favorecer o surgimento de coágulos devido à má circulação. Mas é mito que o coágulo só se forma nas pernas. O trombo se forma caso exista alteração no fluxo sanguíneo, o que pode acontecer também nas artérias.
Procure um especialista imediatamente se os sintomas de trombose surgirem. Lembre- se prevenir é muito mais fácil do que tratar.