Angiofibroma é um tumor benigno que se desenvolve na região superior da faringe, ou nasofaringe, de adolescentes do sexo masculino.
O diagnóstico ocorre pela observação de pequenos sangramentos no nariz, com frequência. No entanto, pode ser observado também através de sintomas como mudança do tom de voz, dor facial, secreção nasal, diminuição do olfato e dores de cabeça.
O angiofibroma surge apenas durante a puberdade e, por isso, suspeita-se que os hormônios sexuais sejam a causa do problema. Porém, as razões pelas quais as células do tecido conjuntivo se multiplicam em uma velocidade maior que a normal – que é o caso deste tumor – ainda são desconhecidas.
O tratamento não é necessário, caso os sintomas não sejam agudos, pois eles regridem espontaneamente após o período da puberdade. No entanto, caso o paciente relate obstrução nasal, diminuição do olfato ou os sintomas citados anteriormente, de forma mais frequente ou intensa, deve-se fazer a remoção do tumor via procedimento cirúrgico. Dos 25 aos 30 anos o paciente entra em remissão, ou seja, não desenvolverá novamente outro tumor de mesma natureza.
Durante a cirurgia é feita uma incisão em uma das faces laterais do nariz e, então, procede-se para a remoção total do tecido tumoral. Como uma forma de prevenção, em caso de hemorragias nasais frequentes, deve-se consultar um médico para realizar exames de rotina e determinar a causa do problema.