Promovendo o bem estar do paciente
O melhor tratamento Vascular e Endovascular
Mais Facilidade para sua vida e a de quem você ama

Artigos

A falta de mobilidade pode causar trombose

30/07/2018 18h08 | Atualizado em: 30/07/2018 18h12


A coagulação de sangue presente no interior das veias, vasos do sistema circulatório responsáveis por transportar o sangue para o coração, podem desenvolver um trombo, acarretando uma a obstrução venenosa total ou parcial. Essa condição de saúde é conhecida comumente por Trombose, que se manifesta geralmente nas pernas.

Suas causas estão ligadas a falta de mobilidade, seja ela provocada por viagens longas, onde o passageiro permanece por um longo período de tempo sem realizar movimentos, ou por internações hospitalares. O uso de anticoncepcionais, o hábito de fumar e o tratamento de reposição hormonal também podem ser determinantes no aparecimento da doença.

O paciente pode não apresentar sintoma algum da doença, porque muitas vezes ela é assintomática, todavia, alguns sintomas podem ser indicativos da mesma, como inchaço, endurecimento da pele, dor, manchas escuras e arroxeadas e aumento na temperatura do local.

Fatores como colesterol alto, obesidade, predisposição genética, consumo de álcool, e sedentarismo também estão associados ao desenvolvimento da Trombose. O profissional responsável por tratar a doença pode utilizar substâncias anticoagulantes, a fim de dissolver o coágulo e prevenir a ocorrência de um novo, bem como massageadores pneumáticos, dispositivo que diminui o risco de formação de trombos.

Possuir uma vida mais ativa, com mais movimento, pode prevenir o aparecimento da doença, além do consumo de álcool moderado e o abandono do tabagismo.

  

Comentários