Promovendo o bem estar do paciente
O melhor tratamento Vascular e Endovascular
Mais Facilidade para sua vida e a de quem você ama

Artigos

Varizes mais que um problema estético

Por Drª Ana Célia de Freitas Ramos Tavares MEDICA ANGIOLOGISTA E CIRURGIÃ VASCULAR E ENDOVASCULAR.

22/11/2016 17h56 | Atualizado em: 09/01/2017 10h01

Varizes nada mais são que veias dilatadas. Costumam surgir quando as veias diminuem a sua elasticidade natural e as válvulas venosas perdem sua eficiência. Com isso, o sangue passa a ficar parado ou a refluir dentro das veias, provocando a dilatação das mesmas.

Alguns fatores contribuem para o desenvolvimento das varizes, um deles é o hereditário. O fator genético causa uma diminuição da resistência das paredes das veias e insuficiência valvular. Um outro fator que se destaca é o hormonal, principalmente durante a gestação. Geralmente as varizes cometem mais a região das pernas, mas também podem surgir nas paredes de órgãos internos.

Além da preocupação estética, as varizes podem causar dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, como úlceras, flebites ,hemorragias ,e trombose . O diagnóstico é realizado através da história clínica, exame físico (história de dor, inchaço, análise da pele, aparência das veias, alterações na cor e textura da pele, presença de úlceras entre outros achados).
O principal é evitar a possibilidade do surgimento de varizes, e para isso alguns cuidados são importantes: práticas de exercício físico, emagrecimento acompanhado de profissionais especializados, evitar o uso de roupas apertadas, elevar e descansar as pernas sempre que possível, evitar longos períodos em pé ou sentado, evitar a alta ingestão de sal e comer bastante fibra. O uso de meias de compressão também podem auxiliar o controle das varizes mas só devem ser utilizadas sob orientação médica. Elas fazem uma compressão mais forte no tornozelo, que vai diminuindo em direção à coxa ajudando a direcionar o retorno do sangue venoso de volta ao coração.

Se há suspeita de varizes, após um bom exame clínico você poderá fazer um exame de ultrassom Doppler Colorido Venoso de Membros inferiores e posteriormente programar o tratamento. O tratamento das varizes dos membros inferiores pode ser realizado através de procedimento cirúrgico e/ou escleroterápico. A escleroterapia, também chamada de "aplicação" ou até mesmo de "queimar vasinhos" é um procedimento médico realizado para o tratamento de vasos sanguíneos dilatados e malformações.

A escleroterapia química consiste de injeções de substância irritante no interior das veias que promove a oclusão das veias dilatadas, com ótimos resultados na grande maioria dos casos.
Outro procedimento que vem se destacando dentro das novas ofertas para o tratamento das varizes é o laser transdérmico, que consiste na emissão de pulsos de luz que penetram no corpo do paciente e fecham as varizes sem danificar a pele. Já o Endolaser utiliza a fibra ótica para o tratamento de varizes e vem sendo apontado como o que oferece os melhores resultados aos pacientes. O procedimento consiste na introdução de uma fibra ótica que conduz o laser pelo interior da veia doente.  

Comentários